NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Os 15 municípios do distrito de Portalegre vão ser palco da 1.ª edição da quinzena gastronómica Terras do Borrego ’22, entre 8 e 24 de abril.
O Alto Alentejo vai ser palco da 1.ª edição da quinzena gastronómica Terras do Borrego ’22, entre os dias 8 e 24 de abril, em mais de 100 restaurantes nos vários concelhos do distrito de Portalegre: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
Esta iniciativa ocorre no âmbito da afirmação do concelho de Sousel enquanto Capital do Borrego, com o lançamento de uma marca e de um vasto programa de valorização do território. Baseia-se na importância económica do gado ovino, que mereceu já a classificação de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) do Borrego do Nordeste Alentejano.
Assim, quem visitar Sousel e os restantes municípios do Alto Alentejo, ao longo dos 15 dias que correspondem ao período pascal, poderá saborear diferentes receitas de borrego, tais como as famosas costeletas e o ensopado. A lista de espaços de restauração e hotelaria aderentes pode ser consultada no site www.souselcapitaldoborrego.pt ou nas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram).
"Sousel é hoje, indiscutivelmente, uma referência inigualável no país e no Mundo ao nível do setor ovino. A nossa carne de borrego é um produto de excelência que aliamos ao saber fazer único das nossas gentes e aos produtos endógenos da região. Estão reunidas as condições para a ‘receita’ perfeita que resulta neste evento. Queremos promover o que de melhor se faz em Sousel, mas também em todo o Alto Alentejo, tendo o borrego e as tradições a ele associadas no centro desta dinâmica intermunicipal", explica Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel.
Prato-estrela da edição deste ano assinado pelo chef Jorge Peças
A 1.º edição das Terras do Borrego ’22 conta com a assinatura premium de Jorge Peças, natural de Sousel e afamado chef de cozinha do Convento do Espinheiro, em Évora, que confecionou o prato-estrela do evento: Assado lento de borrego com acelgas e que será servido em muitos dos estabelecimentos.
"Aceitei com orgulho o convite que a Câmara Municipal de Sousel me interpôs para fazer parte deste projeto e ser a cara da 1ª edição das Terras do Borrego. Enquanto filho da terra, sinto-me feliz por contribuir para este tipo de projetos, importantes para o desenvolvimento regional e para a valorização daquilo que é nosso, das nossas receitas e produtos endógenos", garante Jorge Peças, chef embaixador da quinzena gastronómica.
Para assinalar o primeiro ano desta iniciativa, a Câmara Municipal de Sousel tem ainda agendadas uma série de atividades culturais, que inclui atuações musicais, sessões literárias e um mercado de rua.
Esta quinzena gastronómica irá ocorrer todos os anos na mesma época, pretendendo afirmar-se como uma referência gastronómica, apoiar a economia local e contribuir para o desenvolvimento turístico de Sousel e da região.
Borrego do Alto Alentejo à mesa de mais de 100 restaurantes
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.