AVENIDA CONVIDA é o novo ciclo de talks sobre Lisboa
Entre março e junho, grandes nomes da cultura revelam faces desconhecidas da Avenida da Liberdade
A Associação Avenida abre o programa deste ano com uma novidade. Entre os meses de março e junho, lança o Avenida Convida, um ciclo de Talks sobre os temas mais fascinantes da Avenida da Liberdade e de Lisboa. O evento decorre em espaços emblemáticos da cena cultural da capital. São eles a Livraria Buchholz, o Teatro Tivoli BBVA, a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Museu Medeiros e Almeida.
A iniciativa é da responsabilidade da Associação Avenida, cuja missão se foca em dar a descobrir a Avenida da Liberdade, ao grande público. O programa de talks resulta do convite feito a estes associados da área da cultura, para refletirem e partilharem temas que prometem entusiasmar uma audiência de eternos curiosos.
Todos os meses, o Avenida Convida vai debruçar-se sobre um tema particular, e num espaço diferente, focando a relação da arte, da música, do cinema e da própria história com o espaço envolvente, contando para isso com oradores de excelência, entre historiadores, curadores de arte, especialistas, intelectuais, artistas plásticos e escritores que, com o seu profundo conhecimento das histórias da história da Avenida vão revisitar espaços, pessoas e memórias, que fazem de Lisboa um lugar tão único e especial.
Enquanto centro nevrálgico, a Avenida da Liberdade tem uma importância que transcende a notória oferta que constitui o Luxury District de Lisboa. Ela acolhe um vasto património, é palco de história, um testemunho vivo da evolução social e urbana, um reflexo da identidade da cidade ao longo dos séculos.
É precisamente este conjunto rico de significados e conhecimento que o Avenida Convida pretende oferecer, através de uma visão multifacetada, da Avenida da Liberdade, explorando a sua origem, as suas transformações ao longo dos anos, as figuras e eventos que nela marcaram presença e o papel que atualmente desempenha na vida da cidade.
PROGRAMAÇÃO
19 de março – 18h30 Livraria Buchholz
"Espiões em Lisboa Durante a II Guerra Mundial"
Oradores
Irene Flunser Pimentel – Historiadora, autora de "Espiões em Portugal durante a II Guerra Mundial" e "Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial "
Marisa Filipe – Investigadora e guia turística: Lisboa dos Espiões, Lisboa Judaica, Aristides Sousa Mendes.
Domingos Amaral – Jornalista e escritor. Autor de "Enquanto Salazar Dormia"
Moderadora
Joana Stichini Vilela – Jornalista e autora
Duração 1h30
Entrada Livre
Rua Duque de Palmela, nº 4
22 de abril – 18h00 -Teatro Tivoli BBVA
"Ir ao Cinema na Avenida: A Memória das Salas de Lisboa"
Oradores
Frederico Corado – Realizador e produtor de cinema, encenador de teatro, membro da Academia Portuguesa de Cinema
Paulo Trancoso – Presidente da Academia Portuguesa de Cinema e produtor de cinema
Duração 60m
Entrada Livre
Avenida da Liberdade, 185
19 de maio – 18h00 Teatro Tivoli BBVA
"Modelos de gestão de concertos nas salas de espetáculos, na atualidade"
Oradores
Ana Carvalho – Diretora Teatro Tivoli BBVA, Produtora e Musicóloga
Valter Lobo – Músico independente e produtor
Duração 60m
Entrada Livre
Avenida da Liberdade, 185
5 de junho – 18h30 - Sociedade Nacional de Belas Artes
"Sociedade Nacional de Belas Artes: 100 anos de arte na Avenida da Liberdade"
Oradores
Emília Nadal – Pintora
Vítor Serrão – Doutorado em História da Arte
Silvia Chicó – Docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Margarida Calado – Docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Moderador
José Luis Porfírio - Museólogo e crítico de arte
Duração: 60m
Entrada Livre
Rua Barata Salgueiro, n 36
25 de junho – 18h00 - Museu Medeiros e Almeida
"A Avenida que mudou a vida dos lisboetas"
Oradores
Paulo Almeida Fernandes - Conservador do Museu de Lisboa
Joana Sousa Monteiro - Diretora do Museu de Lisboa
Moderadora
Simonetta Luz Afonso - Administradora Museu Medeiros e Almeida
A Avenida da Liberdade é promovida pela Associação Avenida, que tem como missão, entre outras, comunicar a extraordinária oferta que é possível encontrar no Luxury District de Lisboa. A Associação tem mais de 130 associados de áreas diversas, nomeadamente lojas, hotéis, restaurantes, serviços e espaços dedicados à cultura. É uma Associação aberta a todos os interessados com espaços na principal artéria de Lisboa, que se queiram juntar para a uma só voz, promover a avenida nas vertentes comercial e cultural, interagir com as entidades públicas e beneficiar todos aqueles que ali se encontram.
Conheça todos os associados no site oficial da Avenida da Liberdade.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.