Os sobreviventes de cancro infantil defendem a criação em todos os centros oncológicos de uma consulta de acompanhamento "devidamente estruturada", que apenas existe no IPO de Lisboa, disse esta quinta-feira à Lusa a directora-geral da associação Acreditar.
criança cancro FatCamera
"Um dos maiores problemas é que só existe consulta de acompanhamento de sobreviventes devidamente estruturada no IPO [Instituto Português de Oncologia] de Lisboa", adiantou Margarida Cruz, que falava à Lusa a propósito da Conferência Europeia da Childhood Cancer International (CCI), que se realiza entre sexta-feira e domingo em Lisboa.
A associação e os sobreviventes consideram que "seria muito importante" que esta "consulta estruturada e organizada" existisse "em todos os centros oncológicos aos quais pertenceram enquanto estiveram a fazer tratamento".
A questão dos sobreviventes vai estar em debate na conferência "Preparar o futuro" da CCI, organização que congrega associações de pais de crianças e jovens com cancro e sobreviventes de todo o mundo, da qual a Acreditar é membro fundador e organizadora, este ano, da iniciativa.
Inicialmente a questão dos sobreviventes não preocupava muito a comunidade porque a "questão fundamental" era "sobreviver ao cancro".
Mas, "uma vez ultrapassada essa barreira e dado que felizmente a taxa de cura é bastante elevada, começam a colocar-se as situações das sequelas", mais dos tratamentos do que da própria doença, disse a diretora-geral da Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
Segundo Margarida Cruz, os "principais desafios" que se colocam são que os sobreviventes conheçam o tipo de cancro que tiveram, os tratamentos que fizeram e percebam quais são as implicações desses tratamentos ao longo da sua vida.
"Não quer dizer que isso condicione de alguma forma a sua vida profissional, pessoal, etc., mas eles têm de ter precauções e fazer 'check-up' médicos" ao longo da vida.
Para estas pessoas, também seria importante ter um "passaporte de sobrevivente", que pode ser digital, em papel ou numa aplicação, que dê informação sobre o tipo de cancro que tiveram, sobre as sequelas e os alertas sobre o tipo de exames médicos que devem fazer, defendeu.
Sobre a conferência, que se realiza pela primeira vez em Lisboa e reunirá 120 representantes de organizações europeias e membros da Sociedade Europeia de Oncologia Pediátrica, Margarida Cruz disse que pretende "provocar a discussão à volta do cancro pediátrico e como é que o cancro pediátrico se vai perspectivar no futuro".
"Vamos falar sobretudo sobre as novas e as velhas necessidades, que não podem ficar esquecidas, e reflectir sobre os novos tratamentos, os desafios dos sobreviventes" e o apoio aos doentes e famílias.
Na conferência será divulgado um estudo de Ágata Salvador, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sobre a importância dos cuidados centrados na família.
O estudo, que envolveu 251 pais de crianças em tratamentos nos IPO de Lisboa e Porto, mostrou que, quanto mais os pais consideram que os cuidados que os filhos recebem são centrados na família, nas suas necessidades e características específicas, mais confiantes estão no seu papel de pais e de cuidadores, o que contribui para o seu bem-estar psicológico.
Destaca ainda "a importância dos cuidados de saúde e das práticas dos profissionais nesta situação de grande adversidade para as famílias".?
As casas da Acreditar acolhem neste momento 48 famílias a nível nacional.
"Muito em breve, a casa da Lisboa vai crescer e vamos mais do que duplicar a capacidade" de alojamento, passando a poder acolher cerca de 70 famílias.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.