Voo tinha como missão ajudar a startup Isar Aerospace a obter o máximo possível de dados e informação sobre o comportamento do Spectrum.
O primeiro foguetão a ser lançado da Europa continental, durou apenas 30 segundos no ar, tendo-se despenhado e explodido, este domingo. Deste "incidente" não foram registados quaisquer danos materiais ou humanos, informou a polícia local.
Lançamento do foguetão Apollo
O Spectrum, não tripulado, descolou da base espacial de Andoya, na Noruega, mas acabou por não aguentar muito tempo no ar. Imagens transmitidas ao vivo no Youtube mostravam que, logo após a descolagem, o foguetão começou a oscilar, virou e caiu em direção à Terra, tendo gerado um grande ruído, seguindo-se de uma explosão.
Video of Isar Aerospace Spectrum hitting the ground.
— VSB - Space Coast West (@spacecoastwest) March 30, 2025
Segundo a Isar Aerospace, startup alemã responsável pelo desenvolvimento do foguetão, este caiu em água mas "a plataforma de lançamento permanece intacta".
Antes do lançamento, que foi adiado várias vezes devido às condições meteorológicas, a Isar Space já havia indicado que tinha poucas esperanças que o foguetão conseguisse alcançar a órbita.
"Cada segundo de voo é precioso porque permite-nos recolher dados e ganhar experiência", explicou Daniel Metzler, cofundador e chefe da jovem empresa alemã, à Agence France-Presse. "Trinta segundos de voo já seriam um verdadeiro sucesso".
German Spectrum rocket’s debut test launch from Norway ends in disaster
Isar Aerospace, a German startup space company, attempted the first test launch of its new Spectrum launch vehicle from Norway’s Andoya spaceport. The launch was set to be the first-ever commercial orbital… pic.twitter.com/6zhfxtNZIh
— Ignorance, the root and stem of all evil (@ivan_8848) March 30, 2025
Com 28 metros de altura e dois metros de diâmetro, o Spectrum era movido por dez motores e alimentado a oxigénio e propano, e tinha a capacidade para aguentar uma carga de uma tonelada.
Apesar de não ter como objetivo alcançar a órbita, tinha como missão ajudar a Isar a obter o máximo possível de dados e informação sobre o comportamento do Spectrum. O voo iria servir também para estrear as instalações do Andoya Spaceport, segundo o site Space.com.
Um foguetão orbital é um lançador capaz de colocar uma carga útil, como um satélite, na órbita da Terra ou para além dela.
Antes deste lançamento, a Europa já havia tentado lançar um outro foguetão orbital, no início de 2023, na Grã-Bretanha, pela Virgin Orbit, propriedade do multimilionário Richard Branson.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.