Sábado – Pense por si

"Precisamos de proteger os whistleblowers", afirma caça-hackers

Cátia Andrea Costa 10 de abril de 2019 às 19:32

Um dos maiores especialistas mundiais em segurança informática falou com a SÁBADO sobre os novos desafios do ciberespaço. Diz não conhecer o caso de Rui Pinto, mas considera necessário que, num mundo que se rege pela informação, os denunciantes tenham leis que os defendam.

Nasceu na Finlândia, mas percorre o mundo em palestras onde procura alertar para a necessidade de proteger a Internet e tornar o mundo virtual cada vez mais seguro. Mikko Hyppönen é um veterano da guerra cibernética, um "caça-hackers", que ao fim de 30 anos de profissão continua a tentar entender os inimigos. Trabalha como chief research office na F-Secure, onde lidera uma equipa de pesquisa e investigação, é consultor para questões de cibercrime e segurança digital no Parlamento Europeu e professor universitário em Stanford, Cambridge e Oxford.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?