Sábado – Pense por si

Porque estamos cada vez mais alérgicos?

Lucília Galha
Lucília Galha 26 de junho de 2024 às 23:00

Seja o pingo no nariz, a comichão nos olhos, tosse ou espirros, os casos de alergias estão a disparar. O problema não é de hoje, mas o nosso estilo de vida tende a piorá-lo.

O pai de Theresa MacPhail morreu vítima de reação alérgica severa a uma picada de abelha, tinha ela 24 anos e nem sequer sabia que o veneno daquele inseto podia ser mortal. “É incrivelmente raro”, só “0,00000002% da população em geral morre anualmente devido a uma picada de inseto”, pode ler-se no livro Alérgico, escrito pela antropóloga americana. Poderia ter sido razão suficiente para levá-la a investigar o tema, mas isso só veio a acontecer 19 anos mais tarde, quando, já a trabalhar como professora assistente, e após a quarta infeção respiratória em menos de um ano, percebeu que também ela sofria de alergias. Foi então que se lançou na procura de respostas e que também percebeu que não estava sozinha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber crónicas

Defesa Institucional para ciberataques!

Nenhuma tecnologia, por mais avançada, pode compensar a falta de consciência e responsabilidade humana. O erro humano continua a ser a principal causa de incidentes de segurança — e isso não resulta de má-fé, mas de desinformação e hábitos incorretos.