Sábado – Pense por si

Pfizer: "Não haverá países privilegiados, todos receberão a vacina ao mesmo tempo"

Lucília Galha
Lucília Galha 25 de novembro de 2020 às 14:01

Será muito provavelmente a primeira vacina a chegar a Portugal, e espera-se que tal aconteça já em Janeiro. Os resultados surpreenderam os próprios cientistas, mas asseguram que não foi apenas sorte. A SÁBADO falou com os responsáveis pela farmacêutica em Portugal, que já estão em conversações com as autoridades de saúde.

Os resultados surpreenderam a própria farmacêutica, mas admitem que não foi apenas sorte. "Há muita ciência e estudo por trás disto", diz à SÁBADO a diretora médica da Pfizer Portugal, Susana Castro Marques. Mais: que o facto de esta vacina ter esta percentagem de eficácia que é rara nas vacinas para adultos vai abrir portas à investigação de outras vacinas contra doenças como o cancro, por exemplo. Já que não existe até hoje nenhum medicamento nem vacina aprovados com esta tecnologia, do chamado RNA mensageiro. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?