Sábado – Pense por si

Peixes estão a ficar mais pequenos (e é mau sinal)

Raquel Lito
Raquel Lito 23 de outubro de 2023 às 20:00

Os maiores desaparecem e o ecossistema marinho ajusta-se às mudanças, conclui um estudo global publicado na revista Science. Portugal está representado na análise: uma cientista explica à SÁBADO a urgência da proteção das espécies e o impacto à mesa.

Se gosta de peixe, prepare-se: as espécies estão a ficar mais pequenas. Resultado das alterações climáticas, da pesca e do comportamento humano, há peixes de maiores dimensões ameaçados e os mais reduzidos tendem a substituí-los, ajustando-se aos recursos disponíveis. As mudanças já se notam em competições de pesca, quando os troféus capturados diminuem. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.