NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O ToxicPanda está a afetar os telemóveis com sistema Android. O vírus é capaz de realizar transferências de dinheiro a partir da conta bancária do utilizador.
Portugal é o segundo país da Europa onde o vírus ToxicPanda afetou mais telemóveis. Este malware simula transações bancárias de forma a roubar dinheiro da vítima. Até ao momento só afetou telefones Androids e os especialistas afirmam que está ainda em desenvolvimento.
COFINA MEDIA
A Cleafy Intelligence identificou este vírus pela primeira vez no final de outubro e determinou que o mesmo surgiu na Ásia e que ainda está em desenvolvimento, sendo os 1.500 ataques registados quase como um teste. Até ao momento Itália foi o país mais afetado, seguido de Portugal. Entre os países onde o vírus já foi identificado contam-se também Espanha, França e Peru.
O vírus chega aos telemóveis através do download de aplicações falsas em lojas de aplicativos não oficiais ou através de links de download em sites suspeitos e redes sociais. O utilizador é incentivado a baixar estas aplicações sem se aperceber do risco que corre. Entre as apps imitadas estão a aplicação do Google Chrome ou da VISA Mastercard. Há ainda aplicações que se assemelham, graficamente, a aplicações como o Tinder e Grindr e outras aplicações de encontros amorosos para atrair potenciais vítimas.
Uma vez instalado, o ToxicPanda aproveita-se dos serviços de acessibilidade do Android para obter permissões, manipular entradas do utilizador e capturar dados de outras aplicações, incluindo bancárias. De acordo com a informação até agora disponibilizada, o vírus funciona com várias funcionalidades do sistema Android, incluindo o reconhecimento fácil.
Depois de acederem ao telemóvel, os autores do vírus podem controlar o dispositivo infetado à distância, realizando transferências ou recolhendo informação privilegiada.
A Cleafy Inteligence destaca como o vírus aparece disfarçado de aplicações populares e que são usadas regularmente pelos utilizadores, incluindo fazendo-se passar por apps de bancos. Na maior parte dos casos, as vítimas não sabem que o seu dispositivo foi atacado, até se aperceberem da existência de transações não autorizadas.
Estes vírus são muito mais comuns nos telemóveis com sistema Android porque os utilizadores podem baixar aplicações em sites não oficiais (como a Google Play, que é a loja oficial de aplicações para os sistemas Android). O sistema Android é também mais "adaptável" do que o da Apple, por exemplo, o que torna mais difícil garantir a segurança destes sistemas.
O vírus que tira dinheiro das contas bancárias de quem tem Android
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.