Sábado – Pense por si

Nova droga aumenta tempo de vida de doentes com cancro pancreático

04 de junho de 2018 às 15:23
As mais lidas

Dois terços dos doentes conseguiram sobreviver mais três anos com a nova terapia em relação aos que receberam os tratamentos habituais.

Uma nova combinação de quimioterapia foi experimentada em França e no Canadá em doentes com cancro no pâncreas, que viveram mais tempo do que é habitual com esta doença.

Os investigadores, que divulgaram esta segunda-feira as conclusões num encontro médico em Chicago, nos Estados Unidos, acreditam que poderá ser uma mudança de paradigma no combate à doença, que tem baixa taxa de sobrevivência, desde que o tumor seja detectado e removido cirurgicamente antes de se espalhar.

Dois terços dos doentes conseguiram sobreviver mais três anos com a nova terapia em relação aos que receberam os tratamentos habituais.

A nova terapia foi usada em 500 doentes, a quem foi ministrado um medicamento chamado 'folfirinox', que junta quatro substâncias usadas em quimioterapia, em testes de comparação com a terapia habitual com um medicamento denominado 'gemzar'.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.