NASA divulgou o primeiro vídeo do Perseverance em Marte

NASA divulgou o primeiro vídeo do Perseverance em Marte
Diogo Camilo 22 de fevereiro
As mais lidas

Robô pousou em Marte na quinta-feira para recolha de amostras e procurar evidências de vida que possa ter existido no planeta.

Depois das imagens, o vídeo. A NASA divulgou esta segunda-feira o momento em que o robô "Perseverance" pousou na superfície poeirenta de Marte, na quinta-feira, pelas 20:56 de Lisboa. O "Perseverance" ("Perseverança" em português) vai agora procurar evidências de vida que possa ter existido no planeta, além da recolha de amostras de solo e de rochas que deverão chegar à Terra dentro de uma década.

Perseverance em Marte
Perseverance em Marte Reuters
Equipado com 25 câmaras e dois microfones, que foram ligados enquanto atravessava a atmosfera do planeta, o robô captou o momento a superfície do planeta após atravessar a atmosfera marciana a uma velocidade de 39,6 mil quilómetros por hora.

Veja as imagens da NASA.



As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).

O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da aterragem do "Perseverance" recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo.

A aterragem foi na cratera de Jezero.

A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 20:48 em Lisboa e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo.

A fase final do processo demorou cerca de sete minutos.

O momento da aterragem foi aplaudido pela equipa que dirigiu as operações.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais