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Multinacionais combatem desperdício de plástico com reciclagem

21 de fevereiro de 2018 às 16:40
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O lixo plástico será tanto como a quantidade de peixes nos oceanos em 2050.

A marca de artigos de desporto Adidas está a produzir uma linha de roupa a partir de garrafas de plástico recicladas, em resposta ao aumento do lixo plástico, que será tanto como a quantidade de peixes nos oceanos em 2050.

sacos plásticos
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Outras marcas, como Amcor, Ecover, Evian, L'Oréal, Mars, M&S, PepsiCo, Coca-Cola, Unilever, Walmart e Werner & Mertz, comprometeram-se a utilizar embalagens reutilizáveis e recicladas em 2025.

"Algumas empresas que podem ter sido vistas como os piores infractores são as que estão a seguir em frente [a tomar medidas 'amigas' do ambiente]", afirmou a directora para a conservação da organização Fauna & Flora International, Abigail Entwistle, citada hoje numa notícia da agênciaAssociated Press.

O artigo da AP lembra que, em 2017, uma outra organização com sede no Reino Unido, a Fundação Ellen MacArthur, estimou que o peso do plástico nos oceanos será igual ao dos peixes em 2050.

Segundo a fundação, que trabalha com multinacionais como Google, Nike e Danone, apenas 14 por cento das embalagens de plástico que são recolhidas vão para reciclagem.

O plástico que contamina os oceanos mata a vida selvagem e entra na cadeia alimentar humana.

Para Roland Geyer, professor da universidade norte-americana da Califórnia, "os oceanos são simplesmente os 'danos colaterais' na economia de consumo".

O especialista em ecologia industrial enaltece iniciativas como as das multinacionais, mas recorda que as campanhas de reciclagem e reutilização de plástico fizeram pouco para impedir a poluição nos últimos 30 anos.

O docente defende, ao invés, que a sociedade deve, por sua iniciativa, diminuir a procura de plástico nos seus consumos.