Sábado – Pense por si

Francisco Ferreira: “A crise que temos é um problema de modelo de sociedade”

Tiago Neto
Tiago Neto 30 de outubro de 2021 às 18:00

Na véspera do arranque da conferência do clima COP26, o presidente da Associação Ambiental Zero acredita que a questão do ambiente tem de ser um trabalho global e fala de uma mudança de mentalidades urgente.

"Estamos neste momento a viver várias crises", começa por dizer Francisco Ferreira, engenheiro do ambiente e professor universitário, questionado sobre a atualidade ambiental. "Estamos próximos do ponto sem retorno em muitas questões e isso será devastador para as comunidades mais vulneráveis." O argumento que o presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Ambiental usa não é novo, aliás, há muito que está sobre a mesa das Nações Unidas, debatido em cimeiras e comícios e reuniões. Existe, inclusive, um esforço conjunto significativo, assinado em Paris em 2015, que procura estabelecer metas reais para inverter o rumo. Mas não chega.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.