Sábado – Pense por si

Francisco Ferreira: “A crise que temos é um problema de modelo de sociedade”

Tiago Neto
Tiago Neto 30 de outubro de 2021 às 18:00

Na véspera do arranque da conferência do clima COP26, o presidente da Associação Ambiental Zero acredita que a questão do ambiente tem de ser um trabalho global e fala de uma mudança de mentalidades urgente.

"Estamos neste momento a viver várias crises", começa por dizer Francisco Ferreira, engenheiro do ambiente e professor universitário, questionado sobre a atualidade ambiental. "Estamos próximos do ponto sem retorno em muitas questões e isso será devastador para as comunidades mais vulneráveis." O argumento que o presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Ambiental usa não é novo, aliás, há muito que está sobre a mesa das Nações Unidas, debatido em cimeiras e comícios e reuniões. Existe, inclusive, um esforço conjunto significativo, assinado em Paris em 2015, que procura estabelecer metas reais para inverter o rumo. Mas não chega.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.