Sábado – Pense por si

E se a inteligência artificial baixasse o preço do azeite?

Leonor Riso
Leonor Riso 27 de novembro de 2023 às 20:00

Já existem ferramentas que aproveitam a capacidade da IA para processar grandes quantidades de dados e gerar previsões até 2100, para beneficiar as colheitas. Uma delas é a ClimateAi e a SÁBADO falou com o seu fundador.

Como é que a Inteligência Artificial (IA) podia baixar o preço do azeite? Talvez através de uma ferramenta que dotasse os produtores de informação sobre o futuro para se adaptarem ao calor, seca e à falta de água. "Podíamos introduzir as localizações [de produção] em Portugal e prever os riscos que enfrentam", explica Himanshu Gupta, co-fundador e CEO da ClimateAi, àSÁBADO. "Podemos mostrar que regiões sentem o maiorstresshídrico para que os produtores possam decidir onde investir em infraestruturas para a água como sistemas de irrigação de precisão", ou onde plantar "culturas de cobertura como ervas ou legumes nas filas entre oliveiras, que sirvam como esponjas para conservar água, impedir cheias e restaurar os nutrientes".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres