Sábado – Pense por si

Dois rovers japoneses aterram pela primeira vez num asteróide e enviam fotografias

Carolina R. Rodrigues 28 de setembro de 2018 às 13:51

O asteróide Ryugu está a cerca de 300 milhões de quilómetros da Terra. Na semana passada, foi "invadido" pelos robôs da agência espacial japonesa, após uma viagem de mais de três anos.

A ideia é intrépida: após meses de planeamento, a agência espacial japonesa (JAXA) conseguiu aterrar com sucesso dois pequenos rovers na superfície do asteróide Ryugu, um corpo rochoso com menos de um quilómetro de diâmetro a 300 milhões de quilómetros da Terra. É a primeira vez na história da Humanidade que este feito é alcançado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.