Sábado – Pense por si

Descoberto na Austrália cogumelo mais venenoso do mundo

03 de outubro de 2019 às 20:22
As mais lidas

O cogumelo "chifres de veado" foi descoberto no extremo norte da Austrália, a milhares de quilómetros das montanhas japonesas e coreanas, a sua zona de origem.

Ocogumelo"chifres de veado", um dos mais venenosos do mundo, foi descoberto no extremo norte da Austrália, a milhares de quilómetros das montanhas japonesas e coreanas, a sua zona de origem.

O espécime 'Podostroma cornu-damae' foi encontrado por um fotógrafo num subúrbio de Cairns,Queensland, antes de ser identificado pelos especialistas, divulgou hoje a James Cook University (JCU).

No passado, foram relatadas mortes naCoreiae noJapão, em situações em que as pessoas usaram os "chifres de veado", vermelhos brilhantes, confundindo-os com outros fungos usados na medicina tradicional, e ingeridos como uma infusão.

Matt Barrett, um micologista da JCU, destacou a importância da descoberta do fungo na Austrália, para perceber como a sua capacidade de progressão se estendeu consideravelmente.

Os "brilhantes chifres de veado" são o único fungo conhecido cujas toxinas podem ser absorvidas pela pele e o seu consumo pode provocar vómitos, diarreia, febre e vários sintomas que, sem tratamento, podem resultar em falência de órgãos ou danos cerebrais e consequente morte.

"O facto de encontrarmos no nosso jardim fungos singulares e medicamente importantes, como os "brilhantes chifres de veado", mostra que ainda temos muito a aprender sobre cogumelos no norte daAustrália", disse Matt Barrett.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.