O autarca assinalou que reforço foi uma das "medidas urgentes" solicitadas quando o primeiro-ministro se reuniu naquele concelho com os autarcas de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras.
Um novo centro de testes à infeção pelo novo coronavírus entrou hoje em funcionamento em Paços de Ferreira e na segunda-feira vai abrir outro, representando um reforço de 350 testes diários, revelou hoje a autarquia.
Segundo o presidente Humberto Brito, os dois novos centros significam, no conjunto, um reforço de 350 testes diários, que se juntam à capacidade que já existia no concelho desde o início da pandemia.
Falando numa conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho, o autarca assinalou que aquele reforço foi uma das "medidas urgentes" solicitadas, na quarta-feira, quando o primeiro-ministro se reuniu naquele concelho com os autarcas de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras.
A segunda "medida urgente" solicitada a António Costa, acrescentou, foi o reforço nos inquéritos epidemiológicos, o que já foi garantido com a entrada em funções de mais 12 pessoas que, desde hoje, estão a colaborar na tarefa de rastrear os contactos de risco, em articulação com a Administração Regional de Saúde do Norte.
A câmara também já disponibilizou 20 funcionários para a realização daquele trabalho, acrescentou.
As duas medidas serão importantes para ultrapassar a "situação difícil" que se vive no concelho, onde, indicou, nos últimos quatro dias, se registaram 753 novos casos de covid-19, elevando para 2.547 o número de infetados no concelho desde o início da pandemia.
Na conferência de imprensa, o presidente da câmara disse considerar "adequadas" as medidas determinadas na quinta-feira pelo Governo, no âmbito do "dever de confinamento" que abrange Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras.
Referiu, porém, que "não substituem, de modo algum, a responsabilidade individual dos concidadãos".
O autarca anunciou também que serão prolongadas até junho de 2021 as medidas que já tinham sido adotadas no início da pandemia, no apoio às famílias em vulnerabilidade social, como o apoio no pagamento das rendas, ajuda alimentar, medicamentos e equipamentos de proteção individual.
Entre as novas medidas anunciadas, destaca-se a redução do IMI para a taxa mínima, a isenção de derrama para as empresas com volume de negócios até 150 mil euros e um Fundo de Emergência para a instituições de solidariedade no valor de 120 mil euros, entre outras.
Covid-19: Paços de Ferreira com dois novos centros para reforço de 350 testes diários
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.