As doses da vacina da Pfizer e BioNTech terão um intervalo de três semanas e serão em menor quantidade do que as administradas em maiores de 12 anos.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou esta quinta-feira a vacina da Pfizer a crianças entre os 5 e 11 anos contra a covid-19. Segundo o organismo que superviosiona o setor farmacêutico, deverão ser administradas duas doses da vacina intramuscular com um intervalo de três semanas entre elas.
Criança Covid-19Reuters
Nesta faixa etária, as doses da vacina da Pfizer e BioNTech serão em menor quantidade do que as administradas em maiores de 12 - 10 microgramas em vez de 30.
"Os benefícios da Comirnaty (vacina da Pfizer/BioNTech, em crianças entre os 5 e 11 anos superam os riscos, particularmente naqueles com doenças que aumentam o risco de formas graves da covid-19", refere a EMA emcomunicado. Nos ensaios clínicos realizados, a vacina em questão mostrou uma eficácia de 90,7% nesta faixa etária, tendo sido aprovada pela União Europeia para jovens entre os 12 e 17 anos desde o mês de maio.
Esta quarta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, tinha indicado que aguardava o parecer da EMA, sendo que o próximo passo para a aprovação da vacinação em crianças em Portugal passa pela luz verde da UE, depois da comissão técnica de vacinação contra a covid-19 e por uma formulação pediátrica da vacina adaptada às crianças.
Questionada se haveria algum fator a atrasar a decisão das autoridades de saúde portuguesas, Graça Freitas assegurou que este processo não resulta de qualquer impedimento. "É o tempo normal para que as pessoas da ciência, das boas práticas e da evidência [provas] possam ver os documentos, os ensaios clínicos, e juntar isso ao que já sabem sobre esta vacinação pediátrica e os dados que já existem de outros países", explicou.
A generalidade dos países tem optado por não vacinar as crianças antes dos 12 anos, mas há exceções, como a China, Estados Unidos, Canadá. Na Europa, duas centenas de crianças com idades entre os 5 e os 11 anos começaram a ser vacinadas em Viena, capital da Áustria, como parte de um projeto-piloto, mas o alargamento à escala nacional está dependente da luz verde da agência europeia.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.