Sábado – Pense por si

Covid-19. E se a combinação de vacinas for mais eficaz que doses iguais?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 26 de outubro de 2021 às 20:00

Uma dose de reforço da vacina Moderna confere 20 vezes mais anticorpos que duas doses da vacina da Janssen. Eficácia é de 100% para quem toma uma primeira dose da Johnson e uma segunda da Moderna - e para quem é vacinado com Moderna e recebe reforço da Pfizer.

Quando a Direção-Geral da Saúde decidiu em abril recomendar a vacinação da AstraZeneca apenas a maiores de 60 anos, teve de decidir o que fazer a quem já tinha tomado a primeira dose desta vacina contra a covid-19. A mistura de vacinas mostrou um reforço da resposta imunitária, mas um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) mostra agora quais são as combinações mais eficazes para a proteção contra a covid-19.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.