Sábado – Pense por si

Vacinas Covid-19 - Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson
Diogo Camilo

DGS reforça proteção dos vacinados com Janssen. Estes estudos dizem porquê

Doses adicionais já começaram a ser administradas a maiores de 65 anos e profissionais de saúde, vacinados com a Janssen são os próximos. Um dos estudos que suporta a decisão da DGS sobre doses de reforço indica que a eficácia da vacina da Johnson cai para 3% cinco meses após a toma da vacina.

Vacinas Covid-19 - Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson
Diogo Camilo

Covid-19. E se a combinação de vacinas for mais eficaz?

Uma dose de reforço da vacina Moderna confere 20 vezes mais anticorpos que duas doses da vacina da Janssen. Eficácia é de 100% para quem toma uma primeira dose da Johnson e uma segunda da Moderna - e para quem é vacinado com Moderna e recebe reforço da Pfizer.

Vacinação contra a Covid-19
Diogo Camilo

Covid-19. Portugal regista uma reação adversa por cada mil vacinas

Em 8,5 milhões de doses administradas até ao final de junho, Portugal registou 8.500 efeitos secundários entre vacinados. Jovens têm cinco vezes mais efeitos secundários que os mais velhos e mulheres registam três vezes mais reações adversas que homens.

Vacinação Portugal Covid-19
Diogo Camilo

Covid-19. Reações graves à vacina são 55% mais comuns em mulheres

Foram registadas 5.665 reações adversas em mais de 4,5 milhões de doses de vacina em Portugal. A vacina com mais casos é a da Pfizer e o sintoma mais comum são as dores musculares. Morreram 35 pessoas após receber a vacina, mas nenhuma devido à vacinação.

AstraZeneca
Diogo Camilo

Noruega exclui vacina da AstraZeneca do plano de vacinação

Depois da vizinha Dinamarca, noruegueses são o segundo país europeu a não administrar a vacina, por receio de casos de coágulos no sangue. Doses que sobraram serão redistribuídas a outros países da UE e pelo programa Covax. Vacina da Johnson & Jonhnson ficará em reserva.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)