NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
As verbas serão atribuídas em forma de subvenção aos serviços públicos e de recolha de sangue e irão variar "de acordo com as necessidades expressas".
A Comissão Europeia anunciou hoje a mobilização de 40 milhões de euros para serviços de recolha de sangue na União Europeia (UE) a fim de apoiar a compra de equipamentos para tratamentos com plasma para a covid-19.
"Hoje, a Comissão Europeia convidou mais de 200 serviços de recolha de sangue em toda a UE a candidatarem-se a financiamento para a compra de equipamento de plasmaférese, ou seja, equipamento que retira plasma de dadores", indica o executivo comunitário em nota de imprensa.
Tendo em vista "apoiar o tratamento de novos pacientes covid-19" e aumentar "a capacidade da UE em recolher plasma convalescente, ou seja, plasma de pacientes recuperados", a medida tem um orçamento de 40 milhões de euros suportado pelo Instrumento de Apoio de Emergência, precisa Bruxelas.
As verbas serão atribuídas em forma de subvenção aos serviços públicos e de recolha de sangue e irão variar "de acordo com as necessidades expressas" por estas entidades dos Estados-membros, acrescenta o executivo comunitário.
O objetivo é apoiar a compra de várias máquinas para plasmaférese e equipamento associado, incluindo 'kits' de recolha, instalações de armazenamento, testes e caracterização do plasma e programas organizacionais.
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considera que "o plasma convalescente pode ser um tratamento promissor para a covid-19", pelo que o financiamento hoje anunciado é "um passo em frente" no combate à doença na UE.
"Continuaremos a explorar todas as opções possíveis para apoiar o desenvolvimento e acesso a tratamentos seguros e eficazes para a covid-19 para proteger os nossos cidadãos. Este continua a ser o nosso principal objetivo nas próximas semanas e meses", conclui Stella Kyriakides.
O tratamento em causa consiste na transfusão de plasma convalescente para pacientes doentes para aumentar a sua imunidade e capacidade de combater a doença.
A eficácia destes tratamentos está a ser investigada em todo o mundo, mas os resultados preliminares são promissores.
Porém, estes tratamentos dependem da recolha de grandes quantidades de plasma convalescente doado por doentes recuperados.
Covid-19: Comissão Europeia financia com 40 ME tratamentos com plasma na UE
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.