Se estas recomendações forem seguidas, os países da União Europeia poderão obter dezenas de milhares de doses da vacina além das inicialmente planeadas.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) atualizou as informações sobre a vacina covid-19 da Pfizer/BioNTech esclarecendo que cada frasco contém o suficiente para seis doses, em vez das cinco recomendadas até agora.
Para obter as seis doses completas, a EMA aconselha o uso de uma seringa de "baixo volume" (não mais do que 0,035 mililitros) para a extração e avisa que "se forem usadas seringas e agulhas padrão, pode não haver vacina suficiente para extrair a sexta dose do frasco".
Se estas recomendações forem seguidas, os países da União Europeia poderão obter dezenas de milhares de doses da vacina além das inicialmente planeadas.
Contudo, diz a EMA, caso não se obtenha a dose completa de um frasco - 0,3 mililitros - deve descartar-se o que sobra.
"Não deve haver combinação de vários frascos para obter a dose completa e qualquer vacina não utilizada deve ser descartada seis horas após a diluição", alerta a EMA, referindo-se à possibilidade de juntar o conteúdo dos diferentes frascos para chegar à quantidade necessária para uma dose.
A Comissão Europeia (CE) anunciou hoje que fechou acordo para a compra de até 300 milhões de doses adicionais da vacina da Pfizer / BioNTech, duplicando o número de doses já acordadas para vacinar os cidadãos europeus, uma compra que ocorre após crescentes críticas a Bruxelas por não ter fornecido anteriormente mais vacinas da Pfizer contra a covid-19, a primeira aprovada na União Europeia (UE).
Esta vacina da Pfizer é a única atualmente em uso na UE, embora na quarta-feira a Comissão, por recomendação da EMA, tenha concedido uma licença de uso condicional à vacina desenvolvida pela Moderna. As primeiras doses deverão começar a ser distribuídas aos países membros a partir da próxima semana.
Hoje, a EMA vai explicar publicamente os detalhes da avaliação da vacina da Moderna, que, como a da Pfizer, será usada em duas doses com várias semanas de intervalo para poder imunizar contra o SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.
Covid-19: Cada frasco da vacina Pfizer dá para seis doses
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.