Sábado – Pense por si

Como ter mais chuva no sul da Península Ibérica? "Plantar florestas"

Andreia Antunes
Andreia Antunes 17 de junho de 2024 às 07:00

Criação de florestas trará mais humidade e chuva, reduzindo drasticamente a seca no sul da Península Ibérica e trazendo de volta o clima mediterrânico. Esta é a ideia do investigador universitário Gil Penha-Lopes que explica à SÁBADO como funciona, esperando que voluntários se juntem ao projeto.

Numa época em que o sul de Portugal é afetado pela seca, especialistas climáticos lembram que há uma solução no combate à falta de água: a criação de solo e florestas. Apesar das dificuldades em conseguir reunir todas as condições (especialmente em matéria de disponibilidade de terrenos) para a colocar em prática esta é vista como a melhor solução a longo prazo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".