Sábado – Pense por si

Faltam animais para espalhar sementes na Europa, alerta um novo estudo

Sofia Parissi
Sofia Parissi 12 de outubro de 2024 às 10:00

"A forma mais eficaz de combater esta crise é através da proteção dos animais que dispersam sementes", diz à SÁBADO Rúben Heleno, professor do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC e coautor do estudo.

A Europa está a atravessar uma crise de dispersão de sementes. Um terço das 398 espécies de animais que dispersam sementes estão em risco de extinção ou as suas populações encontram-se em declínio, e pelo menos 190 espécies de plantas selvagens na Europa têm a maioria dos seus dispersores conhecidos ameaçados ou em declínio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro