Sábado – Pense por si

Como preparar a sua velhice saudável

Susana Lúcio
Susana Lúcio 01 de outubro de 2021 às 17:35

Já pensou como quer viver a sua velhice? Vai querer continuar a trabalhar ou reformar-se e ir viver para o campo numa comunidade com amigos? O que quer que deseje será essencial ter saúde e para isso tem de começar a fazer mudanças hoje, quando se celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas.

Há 50 anos uma pessoa com 50 anos era considerada idosa. Já não é assim. "Mudámos o paradigma e essa ideia está posta de parte", diz a Coordenadora da Unidade do Envelhecimento do Centro Medicina, Prevenção e Envelhecimento do Hospital CUF Tejo, Helena Canhão. "A esperança de vida na Europa é de 80 anos para os homens e 82 anos para as mulheres. Mas o problema é a qualidade de vida."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.