Como é que um inseto tão pequeno consegue voar com asas tão grandes? A teoria era de que estas permitiam à borboleta ter a força suficiente para se descolar do ar, mas nunca ninguém tinha demonstrado como tal acontecia.
As borboletas são um dos insectos mais facilmente identificáveis e mais estudados, mas o que sempre intrigou investigadores é como pode uma criatura tão delicada voar com asas tão grandes e ineficazes. Agora, um novo estudo mostra que este animal evolui a sua forma eficaz de esvoaçar de forma a gerar impulso e, ao mesmo tempo, afastar predadores.
Getty Images
Nos anos 70, investigadores desenvolveram a teoria de que as suas grandes asas permitia à borboleta ter a força suficiente para se descolar do ar, mas nunca ninguém tinha demonstrado como tal acontece.
Usando um túnel de vento e câmaras que captam momentos a alta velocidade, investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, conseguiram perceber a maneira como borboletas voam, algo desconhecido até agora.
"As asas comportam-se de uma maneira interessante. A parte frontal e a parte traseira encontram-se antes da parte central, formandouma espécie ", disse à BBC o co-autor do estudo, Per Henningsson, publicado na revista científica Journal of the Royal Society Interface.
Ao observar imagens em câmara lenta de borboletas, investigadores recriaram pares de asas mecânicas, umas rígidas e outras flexíveis e verificaram que as asas flexíveis tinham uma eficiência 28% superior, o que dá uma vantagem na fuga a predadores para levantar voo mais rapidamente.
As well as recording slow-motion video of the butterflies in flight, the researchers constructed two simple pairs of mechanical clappers to test their ideas. One was rigid, the other flexible and more akin to the butterfly wings observed in the wind tunnel tests.
Ainda que com limitações, este é o mesmo movimento de propulsão que alguns sistemas usam, como drones, por exemplo.
Como é que uma borboleta levanta voo? Cientistas descobriram mistério
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.