Sábado – Pense por si

Animais de laboratório: "São um instrumento, mas especial"

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 26 de abril de 2021 às 09:00

A propósito do Dia Mundial do Animal de Laboratório, Leonor Saúde, diretora do Biotério de Peixe-Zebra no IMM, defende que se deve falar mais da importância dos animais nas descobertas científicas e lembra que o uso está muito regulado.

Na sua maioria são ratinhos e peixes-zebra, mas podem também ser porcos, macacos e até simples leveduras e bactérias. Todos são instrumentos que permitem aos cientistas perceber alguns dos processos que acontecem com os seres humanos e testar tratamentos, mas à medida que se passa de simples leveduras e bactérias para seres vivos mais complexos, surge a questão se estes devem ser usados ao serviço da Ciência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.