Sábado – Pense por si

Chegam novas doenças tropicais trazidas pelos mosquitos

Lucília Galha
Lucília Galha 10 de junho de 2025 às 23:00

O aquecimento global está a contribuir para o aumento de doenças tropicais. Portugal corre o risco de voltar a ter surtos de dengue e até de malária.

É um equívoco pensar que doenças como a malária, o dengue ou a febre-amarela, nunca existiram em Portugal. Existiram, mas foram eliminadas. “A malária, há um século, era a terceira causa de morte em Portugal. A primeira era a tuberculose, a segunda as diarreias infantis”, revela à SÁBADO Jaime Nina. O infecciologista jubilado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical considera a ressalva importante – agora corremos o risco de estas doenças voltarem. Não é uma possibilidade remota: no início do ano foi detetado o vírus do dengue num mosquito na Madeira. A própria Organização Mundial de Saúde já lançou o alerta de que, devido às alterações climáticas, pode haver uma propagação de casos de dengue – desde 2000, as infeções aumentaram mais de 10 vezes. Saiba o que esperar e como se proteger.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro