A OpenAI anunciou que está a desenvolver um sistema que permitirá identificar se uma pessoa tem mais ou menos 18 anos, de modo a adaptar a experiência no ChatGPT com base na sua idade e necessidades.
A OpenAI está a trabalhar num novo sistema para o ChatGPT identificar automaticamente quando está a interagir com um adolescente ou menor de idade, de forma a ativar uma experiência adequada à sua idade e bloquear conteúdo impróprio.
OpenAI pretende identificar a idade dos utilizadores do ChatGPT para proteger menores
A empresa liderada por Sam Altman partilhou a intenção de continuar a melhorar a segurança de todos os utilizadores, concretamente, reforçando a proteção dos adolescentes com ferramentas eficazes, como os controlos parentais aplicados pela plataforma recentemente.
Neste sentido, a OpenAI anunciou que está a desenvolver um sistema que permitirá identificar se uma pessoa tem mais ou menos 18 anos, de modo a adaptar a experiência no ChatGPT com base na sua idade e necessidades, alterando automaticamente a forma como o 'chatbot' responde a um adolescente ou a um adulto.
Conforme explicado num comunicado, citado pela Europa Press, quando um utilizador menor for identificado, este será automaticamente direcionado para uma "experiência do ChatGPT com políticas adaptadas à sua idade".
Nesta matéria, serão tomadas medidas que incluem desde o bloqueio de conteúdo sexual explícito, até "em casos excecionais de angústia extrema" e a possível intervenção das forças se segurança externas.
Caso o modelo de IA não tenha a certeza da idade do utilizador ou disponha de informações incompletas, a ferramenta irá optar pela experiência de menores de 18 anos, a fim de garantir a segurança, enquanto os adultos terão opções para comprovar a sua idade e aceder às funcionalidades para maiores de idade.
Estas medidas juntam-se a outros aos controlos parentais, para que as famílias possam gerir a utilização do ChatGPT.
No final deste mês os pais poderão associar a sua conta à dos filhos e estabelecer regras de comportamento para as interações.
Estas mudanças, que visam aumentar a segurança dos utilizadores, foram precedidas por um incidente que resultou no suicídio de um adolescente de 16 anos nos Estados Unidos, em abril deste ano.
Os pais processaram a empresa devido ao papel que o ChatGPT desempenhou, uma vez que, após rever as conversas que o filho manteve com o 'chatbot' durante vários meses, foi possível ver que, embora lhe tenha oferecido inúmeras vezes recursos para procurar ajuda, as salvaguardas acabaram por falhar e a conversa começou a girar em torno do suicídio.
ChatGPT vai identificar automaticamente idade dos utilizadores
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A lógica da televisão, de facto, não é o seu forte. Se fosse, a escritora Isabela Figueiredo saberia que O Preço Certo é uma âncora inestimável para prender as audiências e carreá-las até ao Telejornal. Qualquer director de programas, em qualquer canal português, daria um dedo para ter tais queijos e enchidos.
Álvaro Almeida, diretor executivo do SNS, terá dito, numa reunião com administradores hospitalares, que mesmo atrasando consultas e cirurgias, a ordem era para cortar.
Pela primeira vez podem trabalhar numa organização até cinco gerações, um facto que, apesar de já por si inédito, não deixa de acrescentar desafios e dificuldades organizacionais, e sociais, particularmente para quem lidera pessoas.