Sábado – Pense por si

As bactérias estão a tornar-se cada vez mais resistentes a antibióticos

Diogo Camilo
Diogo Camilo 11 de setembro de 2019 às 17:12

Mortes por resistência a antibióticos estão a aumentar e a OCDE prevê 40 mil mortes em Portugal até 2050. Bactérias estão a mudar geneticamente e a criar novos tipos de doenças e infeções.

As bactérias estão a desenvolver novos meios de resistir a antibióticos, antevendo um futuro no qual pacientes poderão tornar-se intratáveis. Nos últimos dez anos, pelo menos 19 novos mecanismos de resistência antibiótica foram identificados por cientistas e 12 novas doenças e infeções foram detetadas em Inglaterra pela primeira vez. Entre estas estão incluídas os virus Ébola e Zika, que chegaram à Europa em 2014.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.