Sábado – Pense por si

Avaria no telescópio espacial Hubble suspende observações

Já não é a primeira vez que há problemas com os giroscópios do Hubble. Em 2009, os seis giroscópios do telescópio tiveram de ser substituídos.

As observações com o telescópio Hubble estão suspensas devido a um problema detectado num dos seus instrumentos, anunciou esta segunda-feira a agência espacial norte-americana NASA.

Na sexta-feira, um dos giroscópios que guiam o telescópio espacial avariou, obrigando a que o Hubble esteja a funcionar em modo de segurança, com os sistemas electrónicos não essenciais desligados.

Segundo a NASA, que opera o telescópio, técnicos estão a trabalhar para repor o normal funcionamento do aparelho, lançado para o espaço em 1990.

Já não é a primeira vez que há problemas com os giroscópios do Hubble. Em 2009, os seis giroscópios do telescópio tiveram de ser substituídos.

O telescópio óptico é usado para observações de sistemas extras-solares distantes, galáxias e buracos negros.

O sucessor do Hubble, o telescópio espacial James Webb, deverá ser lançado em 2021.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.