Secções
Entrar

Trabalhadores do Infarmed surpreendidos com conferência cancelada "à última hora"

23 de janeiro de 2018 às 17:12

O coordenador da comissão de trabalhadores disse ter recebido com surpresa a notícia "por motivos alheios" à própria associação.

A comissão de trabalhadores do Infarmed manifestou-se hoje "altamente surpreendida" como o cancelamento "de última hora" da conferência sobre o futuro da instituição, lamentando a oportunidade para se debater o assunto.

1 de 2
Infarmed retira medicamento contra a tuberculose do mercado
Foto: Sábado
Foto: Getty Images

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da comissão de trabalhadores, Rui Spínola, disse ter recebido hoje com surpresa a notícia sobre o cancelamento, "por motivos alheios" à própria associação, da conferência que estava prevista para quarta-feira, organizada pela Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde (APEG Saúde).

Rui Spínola indicou que estavam inscritos para assistir a esta conferência "cerca de 100 trabalhadores do Infarmed", além de que um elemento da comissão de trabalhadores iria participar no painel de debate, que contaria também com o coordenador do grupo de trabalho para a avaliação dos cenários de deslocalização da Autoridade do Medicamento (Infarmed) para o Porto, Henrique Luz Rodrigues.

"Houve um cancelamento de última hora e por motivos alheios aos organizadores. Não compreendemos o que aconteceu e lamentamos que não haja esta oportunidade de debate", afirmou o coordenador da comissão de trabalhadores.

A Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde -- APEG Saúde estava a promover uma conferência com o tema "Infarmed -- O que pode e deve ser?", que se devia realizar em Oeiras quarta-feira.

"Lamentamos informar que por motivos inesperados de oportunidade e alheios à nossa vontade, não se realizará a sessão "Infarmed - O que pode e deve ser?", que estava prevista para amanhã, dia 24 de Janeiro de 2018. O debate sério, a troca de ideias, a análise ponderada de argumentos, a reflexão serena sobre caminhos a seguir e opções estratégicas necessárias, não são oportunas e resultam impossíveis de momento", escreve a APEG Saúde no seu site da internet.

A Associação refere ainda que fica com a dúvida de "quando e onde seria oportuno" esse debate.

O anúncio de transferir a sede do Infarmed de Lisboa para o Porto, feito pelo ministro da Saúde no final do ano passado, gerou polémica e controvérsia, com a esmagadora maioria dos trabalhadores do instituto a afirmarem de imediato que não tencionavam aceitar a transferência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela