
O lagarto que criou o Ozempic
Chama-se monstro de gila e foi graças ao seu veneno que se descobriram as revolucionárias injeções. As suas glândulas têm uma hormona que estimula a secreção de insulina e atrasa a digestão.
Chama-se monstro de gila e foi graças ao seu veneno que se descobriram as revolucionárias injeções. As suas glândulas têm uma hormona que estimula a secreção de insulina e atrasa a digestão.
Em Portugal há nove preparações aprovadas pelo Infarmed mas nenhuma é comparticipada. E os seguros também não cobrem essa despesa, ao contrário do que acontece nalguns países da Europa, aponta o Observatório Português de Canábis Medicinal.
Entre os medicamentos cuja rutura teve um impacto considerado elevado estão anti-infecciosos, fármacos para o sistema nervoso central, para o aparelho cardiovascular, hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas, medicação antialérgica e fármacos para tratamento de cancro.
Laboratórios estão em rutura desde meados de abril devido ao aumento da procura e que há constrangimentos "na generalidade dos países europeus".
O uso da substância é proibido em produtos cosméticos. Consumidores são aconselhados a não usar os produtos.
Entre os exemplos estão os diuréticos que podem aumentar a desidratação e medicamentos para a tensão alta que podem aumentar sonolência, agravando os efeitos do calor.
Neuralink recebeu luz verde das autoridades de saúde dos EUA para começar ensaios em humanos. Objetivos visam tratamento de cegueira e problemas de mobilidade, mas também surgiram várias polémicas.
O Infarmed suspendeu a venda e mandou retirar do mercado todos os lotes do produto Curcurinna Gel por conter uma concentração excessiva de salicilato de metilo.
Até agora, a mifepristona só podia ser dispensada por algumas farmácias por correspondência ou por médicos ou clínicas certificadas. Em Portugal, é disponibilizada em meio hospitalar.
No estudo participaram 1.800 voluntários com uma ligeira deficiência cognitiva ou doença de Alzheimer leve, o grupo teve uma redução do declínio cognitivo em 27%.
Autoridade do Medicamento indicou ainda que existem 18 empresas licenciadas em Portugal.
Não foi comprovado o cumprimento de todos os requisitos legais europeus.
Até ao final de janeiro, apenas uma em cada mil doses administradas levaram a efeitos secundários. Infarmed regista 126 casos de morte em idosos, sem que esteja demonstrada a relação causa-efeito.
6.939 das reações adversas foram consideradas graves, mas o Infarmed insiste que "as reações adversas às vacinas contra a covid-19 são pouco frequentes, com cerca de um caso em mil inoculações", um valor que se tem mantido estável ao longo do tempo.
Máscaras não reuniam os requisitos exigidos. Comerciantes não devem vender máscaras, e contactar o fabricante.