Secções
Entrar

Indústria quer novo acordo sobre despesa com medicamentos este ano

03 de julho de 2018 às 11:16

Presidente da Apifarma defende que é preciso "fazer mais" e recusou "raciocínios frios e impessoais que resultam em cortes" na saúde.

A associação da indústria farmacêutica apelou hoje ao Governo para firmar este ano um novo acordo relativo à despesa pública com medicamentos, como o que tinha sido assinado em 2016 e que está a terminar.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), João Almeida Lopes, reconheceu o esforço que o Ministério da Saúde tem feito na aprovação de novos medicamentos em Portugal, mas entendeu que é preciso "fazer mais" e recusou "raciocínios frios e impessoais que resultam em cortes" na saúde e barram o acesso a cuidados.

"Em Portugal temos até agora conseguido encontrar os diferentes equilíbrios necessários, mesmo durante o período de assistência financeira ['troika']", disse João Almeida Lopes na abertura da conferência "Um Compromisso Com as Pessoas", que decorre hoje em Lisboa.

O representante da indústria farmacêutica lembrou a importância do acordo assinado com o Estado português para o triénio 2016-2018, sublinhando que "é fundamental que o acordo seja confirmado em 2018".

Nesse acordo, a indústria farmacêutica compromete-se a colaborar para atingir os objectivos orçamentais para a despesa pública com medicamentos em meio hospitalar e em ambulatório, tendo como objectivo "garantir a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

O acordo fixa para cada ano um referencial de despesa pública com medicamentos.

O presidente da Apifarma rejeita "visões puramente economicistas" que agravem a qualidade dos tratamentos dos doentes portugueses e reconhece que é necessário "evoluir para uma metodologia que permita optimizar os resultados em saúde", colocando o doente no centro do sistema.

Na conferência de hoje está a participar o presidente da Federação Europeia da Indústria Farmacêutica, Stefan Oschmann, e é também esperada a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela