Secções
Entrar

Governo anuncia nova área marinha protegida e Portugal pode chegar já este ano à meta de 2030. "Estamos na vanguarda"

Ana Bela Ferreira, em Nice 11 de junho de 2025 às 18:30

Ministra do Ambiente esteve em Nice na Conferência da ONU sobre os Oceanos e anunciou que vai dar seguimento ao processo de classificação do Banco de Gorringe (a sudoeste do Algarve), que vai colocar o País muito perto - entre os 27 e os 30% - da meta de 30% das áreas marinha protegidas até 2030.

A ministra do Ambiente anunciou esta quarta-feira a criação da área marinha protegida (AMP) do Banco de Gorringe, a sudoeste do Algarve. Uma classificação que vai fazer com que Portugal se aproxime do objetivo de ter 30% de oceano protegido até 2030.

AP Photo/Annika Hammerschlag

Maria da Graça Carvalho explicou, em conferência de imprensa, em Nice, França, onde decorre a terceira Conferência da ONU sobre o Oceano (UNOC3), que "há uma decisão já consensual entre as várias partes envolvidas nas questões do mar de avançar com uma nova área marinha oceânica. Temos o trabalho cientifico feito - por parte da Fundação Oceano Azul e o ICNF - e o decreto-lei está pronto para aprovar em Conselho de Ministros". A governante explicou ainda que o processo só demorou mais porque "o Governo esteve dois meses em gestão".

Assim que for aprovado em Conselho de Ministros, "podemos proceder à classificação desta área, que já estava na rede natura 2000 e passa a ter uma maior classificação, estamos a falar de 23 mil quilómetros quadrados de área", indicou a ministra, sublinhando que este passo "irá projetar Portugal entre os países com melhor desempenho mundial de proteção de oceanos". Isto porque, passará de 19% de área protegida para "entre os 27 e os 30%", ou seja, "muito perto da meta" estabelecida pela ONU de ter 30% do oceano protegido até 2030 (os 30x30 como a medida é conhecida).

O grande passo dado nesta área aconteceu com a classificação de 30% do mar dos Açores, no final do ano passado, que permitiu ao País passar de 5 para 19% de áreas marinhas protegidas.

Maria da Graça Carvalho explicou ainda que o decreto-lei para a classificação do Banco de Gorringe está pronto e que agora segue-se a realização do modelo de gestão. Esperando que esteja tudo pronto "até ao final do ano". Também brevemente - "esperamos que até às autárquicas" - seja considerada área marinha protegida a zona costeira de Cascais, Sintra e Mafra, que apesar de pequena em tamanho "é simbólica pelo envolvimento das populações".

Além deste objetivo, a ministra do Ambiente sublinhou que Portugal assinou também a moratória para a mineração de águas profundas. "Fomos dos primeiros a ter essa moratória feita através de uma lei do parlamento e temos esperança que seja seguida por muitos outros países." Outro objetivo do Governo, apontou, é a ratificação do Acordo de Alto-Mar - "quisemos fazer um esforço para ter esse compromisso a tempo da Conferência. Até agora 50 países já o fizeram e são precisos 60 para a entrada em vigor. A Conferência tem chamado a atenção para este processo", apontou.

Maria da Graça Carvalho lembrou ainda que no âmbito da biodiversidade e cooperação, Portugal "quer estar nessa agenda, em especial na relação com os pequenos estados insulares em desenvolvimento, onde os nossos principais projetos são com Cabo Verde e São Tomé e Príncipe". Já no tratado global contra os plásticos até 2040 do qual somos país fundador da negociação, a expectativa é que "em agosto na nova reunião de negociação, com o impulso da UNOC haja mais países a aderir e que o tratado possa entrar em vigor".

Todas estas ações colocam Portugal "na vanguarda da defesa do oceano, como país marítimo que somos", sublinhou a governante.

A jornalista viajou a convite da Fundação Oceano Azul

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto