Sábado – Pense por si

Emanuel Gonçalves: "Os Açores dão um exemplo para a Europa e para o mundo" na proteção do oceano

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 17 de novembro de 2024 às 10:00

O administrador e coordenador científico da Fundação Oceano Azul falou com a SÁBADO a propósito da aprovação da maior rede de área protegida do Atlântico Norte, nos Açores. Defende que "a proteção funciona e produz benefícios para a natureza e para a economia".

O parlamento dos Açores aprovou no mês passado a Rede de Áreas Marinhas Protegidas, que se tornou a maior do Atlântico Norte. O processo foi conduzido pelo Governo Regional, a Universidade dos Açores, a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt. ASÁBADOfalou com o administrador e coordenador científico da Fundação Oceano Azul, Emanuel Gonçalves, sobre o significado e o impacto desta decisão. O responsável lembra que noutros locais onde já existem estas áreas de proteção ostockpesqueiro cresceu e a economia saiu beneficiada, além do ambiente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.