Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO: autarca em guerra de privados na Comporta

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 02 de abril de 2025 às 23:00

Os Grupos Vanguard e Amorim Luxury querem atravessar um condomínio fechado para terem acesso mais rápido à praia do Pego. O presidente comunista António Mendes interveio em defesa destes investidores.

Quando há 10 anos veio passar férias à Comporta, Pierre Lavail, 60 anos, sentiu que tinha de voltar. "É um sítio lindo e onde ainda se consegue viver devagar", descreve àSÁBADOo empresário francês. Em 2016, avançou para a compra do terreno que daria origem ao condomínio fechado Casas da Encosta. São 52 moradias, rodeadas por natureza, na zona da Lagoa Formosa, freguesia do Carvalhal, concelho de Grândola, a dois quilómetros da Praia do Pego, uma das grandes atrações do local. E é precisamente a estrada privada que atravessa o condomínio e o liga à Praia do Pego que abriu uma guerra insólita com os vizinhos Vanguard e Amorim Luxury, os dois maiores investidores na Comporta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro