Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO: autarca em guerra de privados na Comporta

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 02 de abril de 2025 às 23:00

Os Grupos Vanguard e Amorim Luxury querem atravessar um condomínio fechado para terem acesso mais rápido à praia do Pego. O presidente comunista António Mendes interveio em defesa destes investidores.

Quando há 10 anos veio passar férias à Comporta, Pierre Lavail, 60 anos, sentiu que tinha de voltar. "É um sítio lindo e onde ainda se consegue viver devagar", descreve àSÁBADOo empresário francês. Em 2016, avançou para a compra do terreno que daria origem ao condomínio fechado Casas da Encosta. São 52 moradias, rodeadas por natureza, na zona da Lagoa Formosa, freguesia do Carvalhal, concelho de Grândola, a dois quilómetros da Praia do Pego, uma das grandes atrações do local. E é precisamente a estrada privada que atravessa o condomínio e o liga à Praia do Pego que abriu uma guerra insólita com os vizinhos Vanguard e Amorim Luxury, os dois maiores investidores na Comporta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.