Sábado – Pense por si

Ir ao banco pedir crédito? Saiu de moda

Ana Taborda
Ana Taborda 04 de novembro de 2025 às 23:00

Mais de metade dos empréstimos para a compra de casa passam por intermediários que negoceiam por si com os bancos. Há mais de 6 mil e também são contratados para conseguir financiamento para carros, viagens e tratamentos médicos.

Quando começou a procurar casa, entre novembro e dezembro de 2024, Mariana Dias tinha uma meta: fazer a mudança a tempo de passar os anos da filha mais velha (a 8 de abril) no apartamento novo. “Vi a casa onde estamos agora no fim de fevereiro, a proposta foi feita no próprio dia, no início de março estava a assinar o CPCV [Contrato de Promessa de Compra e Venda] e no fim do mês fiz a escritura.” Sobraram poucos dias para pintar e fazer pequenos retoques. “Havia uma parede vermelha e o meu filho é muito benfiquista. Achei melhor pintá-la antes que ele a visse”, conta à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.