Sábado – Pense por si

Ir ao banco pedir crédito? Saiu de moda

Ana Taborda
Ana Taborda 04 de novembro de 2025 às 23:00

Mais de metade dos empréstimos para a compra de casa passam por intermediários que negoceiam por si com os bancos. Há mais de 6 mil e também são contratados para conseguir financiamento para carros, viagens e tratamentos médicos.

Quando começou a procurar casa, entre novembro e dezembro de 2024, Mariana Dias tinha uma meta: fazer a mudança a tempo de passar os anos da filha mais velha (a 8 de abril) no apartamento novo. “Vi a casa onde estamos agora no fim de fevereiro, a proposta foi feita no próprio dia, no início de março estava a assinar o CPCV [Contrato de Promessa de Compra e Venda] e no fim do mês fiz a escritura.” Sobraram poucos dias para pintar e fazer pequenos retoques. “Havia uma parede vermelha e o meu filho é muito benfiquista. Achei melhor pintá-la antes que ele a visse”, conta à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.