Sábado – Pense por si

Viagens sem marido só a partir de 1969

Ana Catarina André 05 de março de 2016 às 11:39

O projecto Cronologias do Portugal Contemporâneo, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, reúne mais de 10 mil factos dos últimos 55 anos

Foi a 1 ou a 2 de Agosto de 1968? É imprecisa a data em que António de Oliveira Salazar caiu da cadeira. Por isso, após várias horas de pesquisa na Torre do Tombo, em Lisboa, e de inúmeras conversas com especialistas para determinar o início do agravamento da saúde do presidente do Conselho (Salazar nunca mais recuperou, depois disso), Paulo Silveira e Sousa, António Ramalho e Octávio Gameiro optaram por manter as duas referências. "O dia 1 consta da carta do calista Hilário que atendeu Salazar e o dia 2 da agenda do próprio Salazar. São duas fontes de autoridade igualmente fortes", explica à SÁBADO, António Ramalho, um dos três autores do projectoCronologias do Portugal Contemporâneo, 1960-2015.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.