Sábado – Pense por si

Vamos falar de vaginas

Vanda Marques
Vanda Marques 18 de outubro de 2020 às 10:07

As mulheres têm ereções, não precisam de ter menstruação todos os meses e o clítoris é central no prazer sexual. Duas médicas norueguesas quebram todos os tabus.

São quase 400 páginas dedicadas a um único tema: os genitais femininos. Como é que se vende 1 milhão de cópias sobre as "maravilhas e os mistérios do sexo feminino" em pleno século XXI? Ainda há mistérios? As autoras, duas médicas norueguesas, respondem com perguntas: quantas mulheres conhecem verdadeiramente o seu corpo? Quantas já se masturbaram? Quantas sabem porque é que têm menstruação todos os meses? E que o sexo vaginal dificilmente lhes dará um orgasmo? Ou até que podem ter uma ereção? "Conhecimento é poder, é sermos felizes com o nosso corpo. Na nossa experiência clínica, encontramos mulheres com 50 anos que não sabem onde ficam os ovários. Outras de 30 que não sabem explicar o que é a menstruação. Há muita informação errada", diz à SÁBADO Nina Brochmann.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.