Sábado – Pense por si

Uma vida a colecionar clássicos

Daniel Lemos com Vanda Marques 12 de junho de 2024 às 23:00

Já entraram em séries de televisão, sobreviveram a naufrágios e um deles pertenceu à Casa Real inglesa. José Mira começou a comprar carros aos 18 anos e até tem microcarros. O sonho era criar um museu.

Rolls-Royce, Ford, Mercedes, Buick e Chrysler são alguns dos clássicos guardados num armazém com 1.400 m2, em Enxara do Bispo, Mafra. Cada um dos 47 carros em exposição (a coleção tem um total de 84 automóveis e 12 motas) contam uma história. Aliás, José Mira recorda que alguns são estrelas de cinema. O Chrysler Imperial (1927), o Ford T (1926) e um Chevrolet de 6 cilindros fizeram parte da série portuguesa Ordem Moral, com Maria de Medeiros, que estreou em 2021. Tem dois Rolls-Royce, sendo a joia da coroa o modelo Silver Dawn de 1954, que pertenceu à Casa Real inglesa e que o colecionador comprou já restaurado e sem lhe conhecer o passado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.