Sábado – Pense por si

Rodrigo já não vai ser retirado aos pais

Lucília Galha
Lucília Galha 12 de junho de 2024 às 23:00

A medida de institucionalização aplicada à criança de 10 anos, devido à doença hepática de que sofre e a um alegado risco de vida, foi suspensa. O tribunal quer reavaliar o seu estado de saúde.

O pesadelo que a família de Rodrigo Soares da Graça, de 10 anos, viveu nos últimos oito meses pode estar prestes a chegar ao fim. O rapaz, que sofre de doença hepática grave e crónica e está na Sérvia a fazer um tratamento inovador, vive na clandestinidade com a família (pais e dois irmãos) desde outubro de 2023. Isto porque a justiça portuguesa determinou que ele corria risco de vida e decretou o seu internamento junto de uma instituição de Segurança Social. Agora, de acordo com uma deliberação do Tribunal da Relação, emitida no passado dia 5 de junho, a medida aplicada a Rodrigo fica na prática sem efeito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.