Sábado – Pense por si

Atenção ao camarão que escolhe

Susana Lúcio
Susana Lúcio 12 de junho de 2024 às 23:00

Este crustáceo tem um historial negro. A sua captura afeta o meio ambiente – até mata tartarugas – e há denúncias de escravatura.

Se está numa esplanada de praia e pediu uma dose de camarão, é possível que se arrependa depois de ler este texto. Não que o petisco seja prejudicial à saúde. Pelo contrário, os crustáceos são ricos em proteína, cálcio e vitamina B12, essencial para um sistema nervoso central saudável e na prevenção da anemia. Têm pouca gordura saturada e são fonte de ácidos gordos ómega 3 que contribuem para a redução do colesterol mau. Mais: como se encontram no fim da cadeia alimentar, não têm tempo de vida para acumular toxinas presentes nos oceanos, como o mercúrio, mais presente em peixes predadores como o atum e o peixe-espada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.