Sábado – Pense por si

Atenção ao camarão que escolhe

Susana Lúcio
Susana Lúcio 12 de junho de 2024 às 23:00

Este crustáceo tem um historial negro. A sua captura afeta o meio ambiente – até mata tartarugas – e há denúncias de escravatura.

Se está numa esplanada de praia e pediu uma dose de camarão, é possível que se arrependa depois de ler este texto. Não que o petisco seja prejudicial à saúde. Pelo contrário, os crustáceos são ricos em proteína, cálcio e vitamina B12, essencial para um sistema nervoso central saudável e na prevenção da anemia. Têm pouca gordura saturada e são fonte de ácidos gordos ómega 3 que contribuem para a redução do colesterol mau. Mais: como se encontram no fim da cadeia alimentar, não têm tempo de vida para acumular toxinas presentes nos oceanos, como o mercúrio, mais presente em peixes predadores como o atum e o peixe-espada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro