Sábado – Pense por si

Texto inédito de Guilherme Gomes em estreia no CCB

Rita Bertrand 18 de novembro de 2020 às 15:35

Invocação ao Meu Corpo junta Catarina Luís, Mauro Hermínio e Rita Cabaço numa "peça sem género"

Guilherme Gomes, ator, encenador e um dos fundadores do Teatro da Cidade, estava numa biblioteca universitária quando, há dois anos, deparou com a "anomia", escrita na capa de um livro de Jean Duvignaud. "Foi como um primeiro passo na direcção deste espectáculo", conta: "Anomia refere-se ao momento em que uma Sociedade velha caiu, e a nova Sociedade ainda não se ergueu. Quando caem as balizas que nos guiam, como nos orientamos? Quando não há o nome, ou a direção, como fazemos? E pode referir-se a todos os desenquadrados. De certa maneira, a todos os líderes de revoltas. Pode referir-se a Antígona, ou a São Paulo."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?