Sábado – Pense por si

Temperaturas atingem os 40 graus no fim-de-semana

01 de julho de 2016 às 08:16
As mais lidas

O fim de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas a subirem 8 a 10 graus Celsius, podendo atingir no domingo os 40º no Alentejo

Vai ser um fim-de-semana de sol e calor. "Nos próximos dias vamos ter uma subida da temperatura máxima. No sábado temos uma subida de 2 a 4 graus e no domingo entre os 8 e os 10 graus", disse à Lusa o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Bruno Café.

Hoje as máximas rondam os 25/30 graus, sendo um pouco acima em Beja, Évora e Faro com 31, apesar de o dia ter começado em Lisboa com chuviscos.

"No domingo temos temperaturas a rondar os 40 graus no Alentejo. Estamos a prever 40 graus em Évora, 39 em Beja, 38 em Portalegre e em Lisboa no conjunto dos dois dias [sábado e domingo] a temperatura vai subir 11 graus, ou seja hoje vai estar com 25 e no domingo 36", adiantou.

No que diz respeito à mínima, Bruno Café referiu que não haverá alterações significativas, com excepção de domingo na região sul, prevendo-se uma subida de 4 graus.

"Hoje ainda vai ser um dia com céu geralmente limpo, apesar de haver ainda muita nebulosidade ao início da manhã e na região do litoral, que deverá dissipar até ao final da manhã. No litoral centro poderá persistir durante todo o dia", indicou.

Para hoje está ainda previsto vento fraco, sendo moderado a forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora e neblina ou nevoeiro matinal.

"No sábado prevê-se ainda na generalidade céu geralmente limpo, mas ainda haverá períodos de nebulosidade. No domingo já não deveremos ter essa nebulosidade matinal. Vamos ter céu limpo, mas períodos de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros", acrescentou.

Quanto ao vento, segundo Bruno Café, no sábado ainda vai ser na generalidade do território fraco a moderado, mas no domingo deverá haver um enfraquecimento.

Na segunda-feira, de acordo com informação disponível na página da Internet do IPMA, as temperaturas máximas deverão baixar ligeiramente, mas mesmo assim encontrando-se acima dos 30 graus.

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais