NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Viswashkumar Ramesh regressou a Inglaterra mas ainda não consegue falar abertamente sobre o que aconteceu
Quando a 12 de junho deste ano Viswashkumar Ramesh saiu dos escombros do avião da Air India que acabava de se despenhar em
Ahmedabad, no noroeste da Índia, muitos pensaram que se tratava de um farsante que se teria aproveitado a ocasião para aparecer nas notícias. Mais tarde percebeu-se que aquele homem sujo e esfarrapado era afinal o único sobrevivente de um acidente que vitimou 241 pessoas, incluindo o seu irmão. Hoje, quase cinco meses depois, Ramesh está de regresso a Londres e reconhece que "o homem mais sortudo do Mundo". Mas vive ensombrado pelas recordações e com stress pós-traumático.
Viswashkumar Ramesh foi o único sobrevivente do acidente da Air IndiaAP
"Fui o único sobrevivente e ainda não acredito. Foi um milagre", admitiu, em declarações à BBC. "Mas perdi o meu irmão, ele era o meu apoio..."
Não tem sido fácil regressar à normalidade depois do que aconteceu naquela viagem rumo a Londres, dramaticamente interrompida pouco depois de o avião levantar voo. Ramesh, que estava no lugar 11A, na mesma fila do irmão, diz sofrer de stress pós-traumático e ainda não consegue falar abertamente com a família. "Estou sozinho. Sento-me no meu quarto a pensar no que aconteceu, não falo com a minha mulher ou com o meu filho, fico só."
Com dores nas pernas, nas costas e nos ombros, Ramesh não consegue conduzir ou trabalhar. "A minha mulher ajuda-me a andar, muito, muito devagar".
A Air India - que ainda investiga o sucedido - ofereceu uma indemnização provisória de 21,5 mil libras (cerca de 24 mil euros), mas os representantes do sobrevivente recusaram, reiterando que todos na família vivem uma crise "mental e financeira" decorrente do acidente. "Fisicamente, mentalmente... também para minha família, não é fácil. A minha mãe nos últimos quatro meses fica sentada à porta, sem falar, sem dizer nada."
O relatório preliminar do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia revelou que o fornecimento de combustível aos motores foi interrompido poucos segundos após a descolagem, o que causou a queda do Boeing 787. No total, 169 das vítimas eram indianas, 52 britânicas e 19 morreram em terra.
A passenger on seat 11A survived the Air India crash.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.