Sábado – Pense por si

Seguidores preocupados com a "rainha das mulheres tradicionais"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 27 de julho de 2024 às 17:56
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

Casada com filho do ex-acionista da TAP David Neeleman, Hannah mostra nas redes sociais uma vida tradicional paradisíaca. Mas uma entrevista recente faz suspeitar de que não seja uma vida que a própria tenha escolhido.

Hannah Neeleman, de 34 anos, vive num rancho nos Estados Unidos com os seus oito filhos e com o marido. Recebeu a alcunha de Ballerina Farm e foi eleita como a "rainha das mulheres tradicionais". Mas depois de uma entrevista, os seus seguidores começaram a temer que a sua vida idílica era apenas uma fachada e conjeturaram que a sua "forma tradicional" de ver a vida era imposição do marido.

Hannah é mãe de oito crianças, Henry, de 12 anos, Charles, de 10, George, de 9, Frances, de 7, Lois, de 5, Martha, de 3, Mabel, de 2, e Flora, de seis meses, fruto do seu casamento com Daniel Neeleman. A família mora na sua fazendo no Utah, nos Estados Unidos. Hannah começou a ganhar fama nas redes sociais pelo seu conteúdo caseiro, desde receitas à forma como cuida dos seus oito filhos. Dava também dicas de como se manter sempre apresentável. Tem mais de nove milhões de seguidores no Instagram devido ao seu conteúdo conhecido como de "trad wife" ("mulher tradicional"), um tipo de conteúdo em que mulheres trocam os exemplos de feminilidade modernas por um tipo de feminilidade mais antiga, com conteúdo dedicado a cozinhar, tratar da casa e dos filhos, rejeitando os "valores modernos".

Em entrevista ao The Times, Hannah explicou: "Somos tradicionais no sentido em que somos um homem e uma mulher, temos filhos ao mesmo tempo que pavimentos caminhos que não foram percorridos antes (...) Esta é a nossa vida normal". Mas a meio da entrevista Hannah disse algo que fez soar alguns alarmes nas redes sociais. "O meu objetivo era viver em Nova Iorque. Saí de casa aos 17 anos e estava tão animada para chegar lá. Eu ia ser uma bailarina e era muito boa. Mas eu sabia que quando começasse a ter filhos, a minha vida começaria a ser diferente", confessou a jovem que chegou a passar na The Juilliard School, mas desistiu para se dedicar à família. Juilliard é uma das mais prestigiantes escolas de arte dos Estados Unidos.

Depois do artigo começaram a surgir teorias de que Daniel explora Hannah. A mulher revelou que a vontade de se mudar para o Utah e morar numa fazenda foram do marido, tendo ela apenas acedido aos pedidos. Hannah disse ainda que o casal não tem empregados domésticos apenas porque o marido não gosta de pessoas a andar pela casa. "O Daniel queria viver no selvagem oeste, por isso foram. Ele queria uma quinta, por isso têm. Ele gosta de ter uma saída romântica uma vez por semana, por isso têm. Ele não quer amas e por isso não há", lê-se no artigo.

No artigo, Daniel referiu que a esposa passa dias sem se levantar da cama, tamanha exaustão, apesar de aparecer sempre feliz nos vídeos para as redes sociais. Daniel acompanhou toda a entrevista para o The Times, apesar de o foco principal da publicação ser a sua esposa, interrompendo muitas vezes as respostas da mulher, para dar contexto.

A jornalista do The Times dá conta de que durante a entrevista, percebeu que Hannah não pariu sempre sem recurso a drogas por decisão do marido. A única vez que a mulher recebeu medicação foi quando Daniel não estava presente, por estar numa chamada telefónica. Admitiu que "foi bastante bom", receber medicação.

Hannah venceu o título de Senhora Americana ("Mrs. American"). Em competição, estavam, no total, 40 mulheres e acabou por ser a antiga estudante de dança a receber o título de "miss". Na sequência da vitória, disse apenas: "Senti-me empoderada em sete ocasiões diferentes, quando trouxe os meus sete filhos ao mundo [entretanto teve um oitavo]. (…) O sentimento de maternidade e de o trazer à terra é o sentimento mais poderoso que já senti", sublinhou.

Nas redes sociais há várias publicações de pessoas que apontam para a necessidade de ajudar Hannah a "libertar-se" e a colocarem em causa todo o conteúdo de "trad wifef".

D.R.
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.