Sábado – Pense por si

O caçador de arte

Vanda Marques
Vanda Marques 12 de junho de 2024 às 23:00

Começou no Iraque e agora percorre o mundo a devolver relíquias roubadas. Bogdanos já restituiu 275 milhões de euros em artefactos.

Tem uma rede de informadores por todos os museus norte-americanos e europeus. Quando alguém desconfia que uma certa jarra grega ou até um sarcófago foi saqueado do seu país de origem e que só foi ali parar através de alguma rede de tráfico, contactam-no. Matthew Bogdanos é o pior pesadelo de colecionadores e dos museus. Com as suas descobertas já importunou o Louvre, em Paris, ou o Met, em Nova Iorque. Em 14 anos, ele e a sua equipa já devolveram mais de 4.500 relíquias arqueológicas avaliadas em 275 milhões de euros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.