Sábado – Pense por si

O caçador de arte

Vanda Marques
Vanda Marques 12 de junho de 2024 às 23:00

Começou no Iraque e agora percorre o mundo a devolver relíquias roubadas. Bogdanos já restituiu 275 milhões de euros em artefactos.

Tem uma rede de informadores por todos os museus norte-americanos e europeus. Quando alguém desconfia que uma certa jarra grega ou até um sarcófago foi saqueado do seu país de origem e que só foi ali parar através de alguma rede de tráfico, contactam-no. Matthew Bogdanos é o pior pesadelo de colecionadores e dos museus. Com as suas descobertas já importunou o Louvre, em Paris, ou o Met, em Nova Iorque. Em 14 anos, ele e a sua equipa já devolveram mais de 4.500 relíquias arqueológicas avaliadas em 275 milhões de euros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro