Rompimento de uma cuba da Destilaria de Levira causou o derrame de 2,2 milhões de litros de vinho tinto. Momento correu jornais mundiais.
O vazamento de uma cuba que provocou o derrame de 2,2 milhões de litros de vinho pelas ruas de Anadia foi notícia em todo o mundo. O acontecimento, que ocorreu durante o passado domingo, dia 10 de setembro, chega agora a meios de comunicação social, como ao jornal norte-americano The New York Times.
Instagram @pitstore223/via REUTERS
Nas redes sociais há até quem já brinque com o assunto. O jornal britânico Evening Standard é um deles. No X (antigo Twitter) fez questão de perguntar se alguém tinha uma palhinha.
Does anyone have a straw?
A town in Portugal had a pour day after distillery accident caused 2.2 million litres of wine to cascade through the streets. pic.twitter.com/K2nrz25NmZ
Além destes jornais internacionais, houve também outros a darem a notícia, nomeadamente o jornal francês Le Figaro, o espanhol La Voz de Galicia, o alemão Spiegel, ou até mesmo o italiano Il Gazzettin.
Más de dos millones de litros de vino, que servirían para casi llenar una piscina olímpica, se vertieron por las calles de la localidad de Anadia, en Portugal, después de que reventasen por accidente dos tanques de una destilería https://t.co/Soo4mddW7T
O incidente levou a Destilaria Levira, que produz aguardentes vínicas, licores e brandy entre outros produtos, a assumir a "total responsabilidade pelos custos associados à limpeza e reparação de danos". A empresa garante que não houve qualquer ferido e que no final de domingo as ruas já se encontravam limpas, graças à ajuda dos bombeiros locais. "Apesar de o incidente não ter causado qualquer ferido, queremos expressar a nossa sincera preocupação pelos danos causados".
Inicialmente, a maior inquietação era que o vinho fluísse para o rio Cérima, podendo causar assim um "desastre ambiental", disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia ao Jornal de Notícias.
Ao New York Times, o presidente-executivo da destilaria Pedro Carvalho confessou que o derrame, que durou cerca de uma hora, não deixou cheiro forte nas ruas devido ao "vinho de boa qualidade". As causas da rutura ainda estão a ser investigadas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.