Sábado – Pense por si

Quando os filhos passam a tomar conta dos pais

Lucília Galha
Lucília Galha 10 de julho de 2016 às 08:00

Isabel Almeida suspendeu a sua vida quando a mãe teve um AVC: deixou de trabalhar e aprendeu à pressa a ser enfermeira a tempo inteiro – quando tinha de tomar duche chamava alguém para a substituir. Em Portugal há 110 mil pessoas dependentes em casa; em 80% dos casos são os filhos, os maridos ou as mulheres que cuidam deles

Foi numa segunda-feira que Isabel Almeida soube que a mãe teria alta na quarta. Em menos de 48 horas aprendeu a administrar-lhe insulina (a mãe é diabética), duas injecções por dia, na barriga; a fazer o controlo da glicémia (concentração de açúcar no sangue) às refeições, pelo menos quatro vezes por dia; a dar-lhe banho e a mudar-lhe a fralda; a dar-lhe comida, a levantá-la e a mudá-la de posição, pelo menos a cada três horas. E até acompanhou as fisioterapeutas para ver os exercícios que, juntas, poderiam fazer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.